5 cervejas puro malte que você deveria provar

“Semana passada falamos de quais cervejas você poderia deixar de beber. Essa semana pra compensar temos 5 cervejas puro malte que você deveria experimentar!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (155 votes, average: 7.49 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Alô alô, meu bando de jovens cervejeiros mais amados. Dando continuidade ao boom que se criou na semana passada, com o artigo sobre 8 cervejas que você deveria deixar de beber, o assunto continua ser a cerveja. Só que dessa vez vamos focar nas cervejas nacionais e as que são feitas puramente de cereais maltados.

O que quer dizer “Puro Malte”?

Puro Malte

Cervejas consideradas puro malte, são produzidas sem nenhum adjunto de cereais não maltados (milho e arroz são os mais comuns). Aqui no Brasil é permitido o uso de cereais não maltados em até 45% do total dos ingredientes da cerveja. É um recurso utilizado para baratear a receita e também para deixar a cerveja com características de sabor mais atenuadas, e com a coloração mais clara.

Qual o problema da cerveja não ser “Puro Malte”?

puro malte

Não existe problema nenhum em uma cerveja não ser puro malte, o problema maior é que tipo de ingrediente ela usa além do malte e qual a quantidade.

Grande parte do milho utilizado no mundo é transgênico. Se faz mal ou não, é uma outra discussão. Mas ainda não existe nenhum estudo até hoje dizendo que não faz mal, assim como não existe nenhum estudo dizendo que faz bem.

Inclusive já fizeram testes em ratos de laboratório, e a conclusão foi que em um período maior que 3 meses de consumo do milho transgênico, tumores cancerígenos horrendos surgiram nas pobres cobaias.

Fonte: UOL

Sou bastante à favor das invenções e misturas de novos ingredientes em receitas de cerveja, como casca ou sumo de frutas, outros tipos de cereais, lúpulo dos mais variados tipos, entre outros. Mas milho e arroz aqui no Brasil, na maioria das vezes são utilizados para baratear o custo de produção da cerveja, e isso meus amigos, eu não curto não.

Cervejas nacionais “Puro Malte”

Para facilitar vou citar algumas cervejas produzidas em escalas maiores (mais fáceis de encontrar e com o custo mais baixo) que são feitas com cereais maltados:

  • Therezópolis Gold
  • Paulistânia
  • Heineken
  • Bavaria Premium
  • Cevada Pura

Finalizando

Quem sou eu para dizer qual cerveja você deve ou não beber, sou apenas mais um apreciador das coisas boas que a vida pode oferecer. E às vezes, por apenas um pouco mais, você pode beber uma cerveja mais saborosa e que faça muito menos mal (na minha opinião, cerveja moderadamente faz é bem) para a saúde.

Diga, qual dessas cervejas você já bebeu, e o que acha delas comparadas as outras?

Fontes: Diário Catarinense e PuroMalte.com.br

Você também gostará desses

Isoporzinho na cerveja dos outros é refresco A febre do Isoporzinho chegou ao PdB. O que você acha? Isoporzinho é certo ou errado? O que o movimento anda causando nos bares do país? Descubra agor...
Brasil, país dos cervejeiros. Mas com que cerveja?... Qual a qualidade da cerveja brasileira? Você acha que o brasileiro bebe bem? Você que a cerveja nacional é de qualidade? Veja o porquê de seu saber e ...
Antes as mulheres cozinhavam como as mães, hoje el... Nossos parabéns ao Dia Internacional da Mulher, essas que são a coisa mais importante do mundo, com a cerveja logo atrás na disputa. Veja nossa homena...
História das tampinhas e dos abridores de garrafas... Confira como surgiram as tampinhas de garrafa e como surgiu os abridores de garrafa de cerveja. Os dois foram invenções irlandês William Painter no an...
Como virar um Cervegênio? Quer saber mais sobre cerveja? Que tal virar um Cervegênio sagaz? Um cara que bebe bastantes cervejas artesanais e conhece sobre elas? Vem com a gente...
Falando de bebidas e mulheres Mais uma homenagem do Papo de Bar às mulheres no Dia Internacional da Mulher. Algumas dicas para mulheres que bebem dadas por uma mulher boa de copo, ...

Compartilhe:

  • Cassiano Mattos

    Eu também prefiro as cervejas puro malte, e com certeza as listadas são uma boa pedida, ninguem merece ficar tomando cervejas com cereal demais

    • A questão não é nem ser puro malte, mas pelo menos com ingredientes de qualidade.
      Se trocar o milho por trigo, teremos uma boa Weiss…

      Minha implicância é com o milho e o arroz mesmo…

      • Cesare Batisti

        Não… A weiss leva malte de trigo amigo, e pela receita da baviera, pelo menos 60% de malte de trigo. Há malte de tudo quanto é tipo de grão, trigo é um deles, então pode-se dizer que uma cerveja de trigo é sim puro malte.

    • Lembrando que até existem boas cervejas internacionais que são feitas também com milho, o que mata mesmo é essa porcentagem de 45%, isso quebra qualquer cerveja…

  • Abeilard Rangel

    Das listadas só falta degustar “Cevada Pura”. Adoro Heineken!

  • Tomaz

    Gosto de cervejas de sabor forte e dentre estas a Therezópolis Gold e excelente. Sinceramente não suporto mais beber as tradicionais Brasileiras.

  • Eddie

    Outras cervejas puro malte baratas e ótima qualidade são a Kirin Ichiban, agora feita no Brasil, e as Devassa Premium -Red, Blonde e Dark Ales. A Dark Ale, com sabor de café e chocolate é maravilhosa! Fica a dica

  • Leandro Franciscato

    Bela matéria, só ajudando o amigo: “deve ou não beber, sou apenas mais um apreciados(R) das coisas”.
    Valeu, grande abraço.

  • Uma que recomendo e tem um ótimo custo-benefício é a cerveja 1500 puro malte !
    http://www.cerveja1500.com.br/abertura1500.jpg

  • patricia

    Eu tomei bavaria puro malte premium.
    o que vcs acham dela? bom ou não .
    e quero tomar a leffe blonde.

  • patricia

    Alguém me indica uma. parece q a bavaria premim tbm é ? trangência?sendo
    que está escrito premium puro malte. pq tomei uma stout. só q o preço tbm é 15 epouco.
    .

  • Billy Mirs

    Depois que comecei a tomar a Heinekem eu nunca mais fiquei com ressaca.

  • EU_SP

    Sulamericana !!!!

  • Cassiús Rodrigo

    Concordo com o caro colega,Depois que passei a beber Haineken,nunca mais passei a ter ressaca,além de ser muito gostosa.Só bebo ela.O resto é porcaria.

  • Milton-GT

    Eu não tomo cerveja com cereais não malteados porque: arroz me dá dor de cabeça e milho é enjoativo e estraga o gosto da cerveja. Há muitos anos só tomo cervejas puro malte, minha preferida é a Heineken, mas também tomo Estrela Galicia, Bavaria Premium, Paulistânia, 1500, Therezópolis Gold, Sulamericana (tem forte gosto de malte, mas tem pouco amargor). E gosto de cervejas amargas, assim eu gostaria que vendessem aqui a Heineken holandesa original que é bem amarga, felizmente existe o barrilzinho (Keg) que é assim.

  • Gustavo Schwarz

    A Heineken e a Stella não são puro malte?

    • A Heineken é sim, a Stella não

      • Henrique

        Rsss, Não é puro malte a Heineken, contém uma porção de milho pra dar um volume rss. É engraçado como as pessoas respondem sem ter certeza, e quem lêr até pensa que a pessoa tá dizendo a verdade, rsss. Mas confirmo, a Heineken não é puro malte, de qualquer forma, ela é boa, mesmo não sendo.

        • Diego Santos

          No rótulo da Heineken, os únicos ingredientes são: água, malte de cevada e lúpulo. Pode conferir. Então posso dizer com toda a certeza que é uma cerveja puro malte 🙂

          • Will RJ

            É sim. 100% malte (cevada).

          • FERNANDO ROGERIO ELIAS DOS SAN

            Sim a Heineken é puro malte, esse cara não sabe nada com certeza deve beber Brahma

  • Gih Mitxy

    Kirin Ichiban. Excelente!

  • Will RJ

    Cara, resolvi comprar cerveja ‘puro malte’ e, me digam se estou errado, mas eu não senti um mal estar ‘pós-beer’ que eu sempre sofria com as nacionais industriais. Será que eu tinha reação a algum componente das cervejas mistas? Costumava ter até um aumento de temperatura corporal. Mas com essa Devassa Lager (Loura) Puro Malte não senti nada!

    • MOZALDO LUIZ

      eu também tinha uma sensação de figado inchado, dor de cabeça quando bebia antactica, brahma ou skol, depois de tomar a DEVASSA FOI SÓ ALEGRIA, SEM FALAR QUE O CUSTO É O MESMO

  • Fernando Nogueira

    A Eisenbahn, Karavelle, Serra Malte, Nortena, todas ótimas cervejas.
    Atá a Brahma Larger também é boa, mas sou mais as outras

  • Vanderlei Roberto Moretto

    Providência — uma das melhores

  • Willian Mariano

    E a Devassa?? Ouvi comentários de que não possui milho também..

  • erica caldeira

    Acho que quando escreveram a matéria, ainda não tinha acontecido o “bum” da Eisenbahn. Aqui na minha cidade a Skol tem perdido muito o mercado, percebo isso nos bares e mercados a galera preferindo outras cervejas que não sejam da AMBEV. Eu estou preferindo tomar Eisenbahn, Estrella Galicia e Heineken….As vezes tem umas promoções maras no Pão de Açucar, comprei Baden Baden Weiss por R$ 7,75….rs

    • Boa, Erica. Onde você mora? A Eisenbahn Pilsen está crescendo, com um preço melhor, vendendo em Ambulantes e tudo mais.

      • erica caldeira

        Eu moro em Barueri SP, o legal dá Eisenbahn é nao ter que carregar garrafas vazias já que não são retornáveis ?

  • Vilmar Hille

    Eisenbahn foi vendida pra Brasil Kirin

    • MOZALDO LUIZ

      que hoje pertence a heineken, juntamente com devassa

  • Glenio Silva

    Eu também me lembro da antiga Serramalte que era muito boa , meu pai costumava tomar , mas agora ela está igual as Skol porcarias da vida … Depois de ver um vídeo de uma nutricionista falando sobre a quantidade de porcarias que ingerimos passei a olhar com mais cuidado o rótulo das cervejas e busco comprar sempre cervejas feitas com o bom e velho trinômio água , malte e lúpulo , cerveja de qualidade também é uma questão de saúde.

  • Marcelo Marccelo

    aqui em Floripa eh EisenBahn pra tudo que é lado. Inclusive varios pubs e bares com a marca nas fachadas. O preço da lata sleek sempre em torno de 3 reais. a Long, sempre melhor no vidro, por volta de 3,50 a 3,80.

  • Pedro Matos

    Pessoal, sem dúvidas a Proibida Puro Malte é a melhor, mais gostosa, cremosa e com verdadeiro sabor do malte.