Os perigos de aliar ansiedade e bebida

A correria da vida cotidiana, a necessidade de resolver tudo aqui agora, o caos do trânsito, as responsabilidades, as contas para pagar, um encontro esperado, tudo isso pode provocar um sentimento de ansiedade. Com isso, nosso corpo reage negativamente às cobranças de um mundo que gira cada vez mais rápido. E o perigo aumenta quando aliamos ansiedade e bebida.

O sentimento de inquietude, e por vezes pânico, começa a se tornar comum em todos os meios, fazendo com que seja reconhecido como o mal do século.

É importante que se diga que, ao contrário do que muitos podem pensar, não só elementos externos podem desencadear essa aflição, e todos estão suscetíveis a sofrerem seus malefícios, independente de idade, credo ou profissão.

A crise de ansiedade pode chegar pra qualquer um…

Copo de bebida no balcão

Algo mais alarmante: não só os que levam uma rotina estafante podem sofrer crises, já que elas podem chegar para qualquer um que viva algum momento de expectativa.

É preciso ficar atento aos sintomas do transtorno de ansiedade, que incluem tremores, dores no peito, tensões nos músculos, insegurança, sudorese excessiva e medo de falar em público, podendo variar de pessoa para pessoa.

Fugindo do medo, juntando ansiedade e bebida

Diante da situação, há ainda alguns que buscam meios paliativos para abrandar as sensações.

Um exemplo disso é alguém que utiliza o álcool para conseguir vencer a timidez de um encontro, por exemplo.

E como explicitamos em nossa matéria anterior sobre timidez, essa é uma mistura que definitivamente não combina.

A ciência explica

A busca pela bebida não é por acaso, já que a própria ciência explica que a substancia, além do fator prazeroso também provoca uma sensação próxima àquela trazida por remédios ansiolíticos.

Claro que não estamos falando que beber uma cervejinha ou um copo de vinho tinto irá causar dependência futura.

Mas é sempre bom observar se não há um excesso que poderá causar grandes problemas a longo prazo, já que segundo um artigo do Archives of General Psychiatry, abusar do álcool e outras substâncias pode desencadear o alcoolismo.

Finalizando

Quando as crises de ansiedade passam a se tornar constantes, trazendo malefícios e prejudicando as relações sociais, é aconselhável que se busque sempre a ajuda de algum profissional.

Somente ele poderá indicar o melhor método de tratamento tendo em vista os sintomas reais.

Sempre lembrando que, embora seja bastante comum, a automedicação sempre é desaconselhável, e pode tornar a situação ainda mais alarmante, já que tende a esconder os sintomas momentaneamente, maquiando as sensações e podendo causar outros males. Dentre eles uma nova dependência.

E você, é ansiosa(o)?