Galera no Degusta Beer da Brasil Brau

Brasil Brau: Primeiro Dia – Degusta Beer

“O Papo de Bar participou do primeiro dia da Brasil Brau 2013 e conta nesse artigo o que rolou no Degusta Beer, o espaço de degustação de cervejas artesanais que tinha muita cervejaria nacional.b”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (No Ratings Yet)
Loading...

E ae meus nobres, como estamos? Nós do Papo de Bar estamos aqui em São Paulo cobrindo a Brasil Brau 2013. Chegamos ontem e vou falar sobre alguns pontos que passei no evento, focarei principalmente no Degusta Beer, o espaço de degustação de cervejas, com vários stands das cervejarias, importadoras, revistas, dentre outros expositores. Bora?

Como foi o Degusta Beer da Brasil Brau 2013?

Galera no Degusta Beer da Brasil Brau

O objetivo do espaço é excelente, várias cervejarias e importadoras apresentando seus produtos clássicos e suas novidades, sendo esse último o mais interessante, já que vimos cerveja com 14%, cervejas japonesas, cervejas de chocolate, dentre outras novidades fodásticas. O espaço fica aberto das 15h às 22h, sendo que às 21h o acesso é fechado, só ficando nas degustações a galera que já estava dentro do espaço.

Falarei sobre as cervejarias e importadoras que visitei e vi uns destaques, depois digo alguns pontos positivos e negativos sobre o evento 😉

Mestre das Poções e a Espumomancia

Galera do Espumomancia no Degusta Beer

Excelente ideia dos caras da Mestre das Poções, não teria como não começar falando deles. Na Brasil Brau de 2011 eu conversei com eles e experimentei alguns experimentos cervejeiros deles, gostei bastante. Mas agora a ideia deles era outra, fazer tipo uma visão do seu futuro através da espuma da cerveja, vamos às palavras usadas por eles no evento:

A Espumancia é a arte divinatória que usa a espuma da cerveja como canal de clarividência

Uma bela sacada que vem na ideia da Cafeomancia, que ao invés da espuma da cerveja, vê na borra de café do usuário. O custo da consulta fica em R$10 no Degusta Beer.

Baden Baden Chocolate

Baden Baden Chocolate exposta no Degusta Beer

Eu escrevi sobre a Baden Baden Chocolate Beer aqui no Papo de Bar mês passado. Estava muito curioso em experimentar, já que ainda não tinha experimentado. A Baden Baden está com um stand muito bonito e com um espaço bem fodástico dedicado a cerveja, com algumas garrafas e seu copo.

A cerveja não leva chocolate, como já expliquei no artigo, por causa de leis brasileiras babacas, mas a Baden Baden Chocolate leva cacau na fervura e baunilha na sua maturação. O aroma é exatamente baunilha com toques de chocolate, com seu sabor excelente, mas sendo enjoativa se beber demais. No mais, foi aprovada e adorada principalmente pelas mulheres no Degusta Beer.

Premium Paulista e as cervejas Madalena

Stand da cerveja Madalena no Degusta Beer

A simpatia da nobre Mara que me levou até o stand da Premium Paulista, que estava lá mostrando os três rótulos da Madalena: Stout, Pilsen e Weiss. E lá chegando eu falei com os responsáveis pela cervejaria e o stand e também foram muito simpáticos, abertos a conversa, etc, gostei bastante do clima do stand, me fez sentir bem lá, diferente de alguns outros no Degusta Beer.

Experimentei a stout, gostei dela, mas a que me atraiu bastante foi a Porter, que só estava na chopeira. Sou um fã declarado do estilo Porter, talvez isso que tenha me levado a gostar mais dele do que a Stout que também estava muito boa.

Fica meus parabéns pela simpatia do pessoal da Premium Paulista e pela qualidade da cerveja, principalmente da Porter. Vou experimentar os outros estilos no decorrer do evento. E bem legal o nome da cerveja, homenageando a Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo.

Cervejaria Bamberg e suas novidades: Bembergerator e a Maibaum

Cervejas da Bamberg

Também muito simpática, a nobre Maiara veio me apresentar as novidades da Bamberg, cervejaria nacional clássica e que já possui diversos prêmios por suas cervejas. De novidade tivemos as sazonais Bembergerator e Maibaum.

Não consegui experimentar ainda a primeira, mas a Maibaum eu fiz questão de experimentar e dar meu parecer, já que eu ouvi falar dela algum tempo atrás. Uma ótima cerveja do estilo Maibock e foi lançada no dia primeiro de maio, data que sempre será lançada a sua versão anual. Lembrando que Maibaum é a árvore de Maio, que se ergue todo dia primeiro de Maio, exibindo emblemas das profissões exercidas na cidade da Bavária.

E a Bambergerator é uma cerveja do estilo Doppelbock e que possui respeitáveis 8.2% de graduação alcoólica e será lançada oficialmente no dia primeiro de julho, ou seja, semana que vem, mas os visitantes do Degusta Beer na Brasil Brau tiveram essa vantagem de experimentar antes.

Cervejas Japonesas

cervejas-japonesas

Japonês é um bicho muito louco, cria umas cervejas muito estranhas que já passamos pra vocês aqui no Papo de Bar. Alguns exemplos são a cerveja de leite, cerveja pra criança e até uma cerveja azul.

Uma importadora que está expondo aqui na Brasil Brau trouxe algumas novidades lá do outro lado do mundo. Duas delas eu achei bem curiosas, a primeira é uma cerveja que leva arroz vermelho na receita. Mas eles garantiram que a cerveja é produzida com malte, só é adicionado o arroz, não substituindo os maltes. A outra cerveja é feita com o Shochu, que já falamos por aqui no PdB também. Certamente as mais curiosas do Degusta Beer.

Só bebi a feita com Shochu, já que perguntei pra alguns que estavam lá experimentando e disseram que a de arroz vermelho não é boa, muito fraca.

Saison à Trois, um ménage literário cervejeiro

Garrafa da Saison à Trois

Uma das que eu estava mais querendo beber era essa cerveja. Uma ideia fantástica da galera das cervejarias 2 cabeças e a Invicta. Uma cerveja lançado num projeto inusitado, bem diferente do que vemos por aí, normal, o clássico “papai e mamãe” que eles próprios intitulam. E o lançamento de degustação está sendo no Degusta Beer com exclusividade.

Mas como é um ménage se ela foi feita por duas cervejarias?

Na verdade esse ménage é literária, envolvendo duas mulheres e um homem, que escreveram contos com histórias diferentes, só que o irado é que é tudo dentro de um mesmo cenário que tem tudo a ver: um ménage à tróis dentro de uma cervejaria.

Os autores que participam desse ménage literário são:

  • O cearense Aleksandro Nunes da Costa
  • Apernambucana Adrienne Myrtes
  • A paulista Alessandra Safra.

Acompanhe os textos e o projeto diretamente no site para saber mais.

Ficha técnica

Stand da cervejaria Duas Cabeças no Degusta Beer

A receita foi inspirada pelas Farmhouse Ales do sul da Bélgica, que têm sido cada vez mais constantes no Brasil depois de tomar força em mercados maiores e mais agressivos como o norte-americano. Tem cor amarelo palha e leve turbidez, pois não é filtrada. É uma cerveja muito aromática, com corpo e teor alcólico leves, final seco e um bom toque de acidez, característico do estilo. Leva uma mistura com maltes de cevada e trigo, fermentada pela típica levedura belga, com adição do lúpulo neozelandês Motueka e sementes de coentro. A Saison à Trois tem 5,8% de teor alcoólico e será comercializada em garrafas de 500ml.

  • Saison à Trois
  • 5,8% abv
  • 30 IBU
  • Maltes: Trigo, pilsen e vienna
  • Lúpulo: Tradition e Motueka (aroma)

Cervejaria Fraga

Não poderia deixar de citar o nobre Fraga, que conheci na Brasil Brau de 2011. Lembro que bebi sua cerveja do estilo Weiss e gostei bastante. O mais impressionante foi saber a história que ele só conseguiu finalizar o registro de sua cerveja no mês passado, depois de dois anos. Essa burocracia e estupidez do governo e outras coisas para um cervejeiro registrar sua cerveja e poder vendê-la.

Mas finalmente está tudo fechado e já está vendendo e com seu chopp pra galera degustar aqui no Degusta Beer.

Considerações Finais sobre o Degusta Beer

Bem interessante a ideia, mas tem algumas coisas que precisam ser melhoradas:

  • Mais pontos pra beber água e limpar os copos. Acredito que poderia ter em todos os stands e não somente em dois pontos.
  • Não achei interessante a galera da imprensa, como nós do PdB, não termos direito a um copo do evento. Pelo menos disponibilizem copos de plástico, que seja, pra degustarmos.
  • Fiquei sabendo que as cervejarias não podem distribuir cervejas gratuitamente, achei isso desnecessário. Se a cerveja é minha, eu quero dar uma prova pra alguém que merece e dará um retorno, deveria ser permitido.
  • Sistema de tickets parar de funcionar no meio do evento é meio tenso, deixando umas filas meio bizarras.
  • A parte da praça de alimentação estava tranquila, porém, sem variedade, me obrigando a almoçar no único local disponível pra almoçar.
  • Às vezes me parece que alguns dos donos das cervejarias tem algum preconceito, não dão muita atenção pra algumas pessoas, só pra quem baba o ovo ou quem é conhecido, etc. Tive essa impressão em alguns stands, infelizmente.
  • Internet wi-fi liberado para o evento é essencial e ajudaria muito na divulgação do evento. Muitas pessoas postariam fotos, tweets, postariam no Facebook, etc. Pensem nisso pro próximo.

Alguém aqui está no evento? Vamos nos encontrar no evento e beber?

Aquele abraço.

Você também gostará desses

Brasil Brau 2015 Começou o maior evento de tecnologia cervejeira, o Brasil Brau 2015. que em conjunto com o Degusta Beer & Food, junta todas as novidades cervejeiras.
Corona Sunsets em São Paulo? Corona inova e cria &... A cerveja Corona traz o Corona Sunsets, uma festa que acontece em diversos lugares como, Ibiza e Punta Del Leste, para São Paulo. O evento será amanhã...
Visita à fábrica do Grupo Petrópolis Conheça uma das fábricas do gigantesco Grupo Petrópolis, que fica em Teresópolis. Lá é produzida as cervejas da marca Weltenburger, dentre outras bebi...
Um roteiro de uma micro-aventura no Festival Brasi... Veja o que rolou no Quarto Festival Brasileiro da Cerveja, que aconteceu no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC entre os dias 21 a 24 de março. Veja...
4º Encontro do BREJAS A comunidade Brejas fará a quarta edição do Encontro cervejeiro Brejas. Será dia 11 de setembro no Empório Alto dos Pinheiros/SP. Muita cerveja, bate ...
Sommerfest 2013: A Oktober de Verão Você sabia que em janeiro acontece uma Oktoberfest de Verão? Sim, isso mesmo, a Sommerfest, que rola em Blumenau sempre no mês de janeiro com muita mu...

Compartilhe: