CaipiWHAT?!

“O Brasil é conhecido também pelas sua caipirinha. Porém, sabemos como nós somos, o brasileiro inventou diversos tipos de caipi: caipisakê, Caipiroska, etc.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 9.33 out of 10)
Loading...

A caipi é com certeza o drinque mais difundido na cultura nacional, passando pela versão tradicional caipirinha, feita com a cachaça e chegando até a variação caipivodka, feita com a bebida nacional russa. Dentro dessas variações algumas versões caíram no gosto popular, o que veremos a seguir.

Caipifruta

Caipifruta

A caipifruta é conhecida por ser feita em festas de rua em barraquinhas, shows e afins. O grande diferencial de sua receita é o método de batê-la, saindo de cena a coqueteleira e entrando o liquidificador, que tritura bem a fruta que é base do drinque. Além disso, leite condensado é utilizado na receita, o que deixa a bebida ainda mais doce.

Caipiríssima

barcardi caipiríssima

A caipiríssima é a versão mais leve e ligeiramente mais refrescante da caipi. Feita com rum, a bebida é também utilizada em drinques como Mojito e Pinã Colada. Dessa forma, pelo destilado ter um gosto menos suave, acentua-se o paladar da fruta e do açúcar, sendo uma excelente opção pra quem tem paladar mais apurado.

Caipiroska

Copo de Caipiroska

Você pode não achar que conhece essa versão, mas já bebeu! A caipiroska nada mais é que a caipivodka tradicional, que em algumas regiões do Brasil recebeu essa denominação. O uso da vodka democratiza ainda mais o drinque, já que nem todo mundo bebe a cachaça, e a bebida russa amplia ainda mais o consumo.

Caipisakê

Copo de Caipisake de kiwi

Feita com o destilado de arroz vindo do oriente, como a caipiríssima, é uma alternativa para paladares mais sensíveis. Costuma ser mais pedida por mulheres e é servida mais em estabelecimentos comerciais que produzida em residências, por ainda não haver muita opção de saquê nos mercados brasileiros.

Dentre todas as opções, somente a caipifruta tem sua elaboração diferenciada pelo processamento no liquidificador ao invés da coqueteleira. Sintetizando, todas as receitas são parecidas, diferenciando apenas na dose da bebida destilada e do açúcar, devendo a fruta ser sempre ingrediente abundantemente presente no drinque, marcando o consumidor.

A caipi mais famosa, a caipirinha

Copo de Caipirinha

Para uma caipirinha clássica de 300 ml’s, utilizamos PELO MENOS meio limão cortado em quatro gomos, macerados junto com o açúcar. Ideal após macerar a fruta acrescentar o gelo para que haja um melhor encaixe da bebida no copo. Sendo certo em ultimo lugar o destilado, que entra no copo já em processo de resfriamento pelo gelo recém colocado.

Dessa forma há um equilíbrio maior baseado no gosto do consumidor do drinque, utilizando o gelo para dosar a dose de destilado.

Finalizando

Drinks e caipi

Essas são apenas variações mais conhecidas do drinque mais famoso (e barato!) do Brasil. Talvez a caipi tenha sido tão difundida justamente pela sua capacidade de aceitação de diferentes ingredientes, tanto nas frutas, como bases únicas ou misturadas e nos destilados.

Agora? Agora a gente bebe uma.

Você também gostará desses

Drinks e receitas: Daiquiri Receita e como preparar um famoso drink, o Daiquiri (ou daikiri). Com uma bela história vindo de Cuba e bem fácil de ser feito, levando rum claro, suc...
Teaser Dose Certa. Aguarde… Nosso primeiro Teaser, um vídeo de 30 segundos mostrando um pouco do local, uma cervejinha tomada. Esse será o programa Dose Certa, nosso primeiro con...
10 coisas que não se deve dizer ou fazer diante do... Vamos ver algumas regras, uma lista de 10 coisas que você NUNCA deve fazer na frente de um bartender. Preste muita atenção aos pontos.
Drinks e receitas: Cosmopolitan O drink da vez é o Cosmopolitan, drink preferido da Madonna e da Carrie Bradshaw, personagem da Sarah Jessica Parker no seriado Sex And The City. Vodk...
Drink: If you like PinaColada Uma abordagem de um dos drinks mais adorados do mundo alcoólico, a Pina Colada. Uma receita com dicas de nosso barman. Aproveite!
Choconhaque: uma bebidinha pra esquentar Tempinho frio, bem acompanhado em casa, nada como uma bebidinha alcoólica quentinha pra acompanhar, certo? Uma ótima receita de Choconhaque, confira!...

Tags:

Compartilhe: