CaipiWHAT?!

A caipi é com certeza o drinque mais difundido na cultura nacional, passando pela versão tradicional caipirinha, feita com a cachaça e chegando até a variação caipivodka, feita com a bebida nacional russa. Dentro dessas variações algumas versões caíram no gosto popular, o que veremos a seguir.

Caipifruta

Caipifruta

A caipifruta é conhecida por ser feita em festas de rua em barraquinhas, shows e afins. O grande diferencial de sua receita é o método de batê-la, saindo de cena a coqueteleira e entrando o liquidificador, que tritura bem a fruta que é base do drinque. Além disso, leite condensado é utilizado na receita, o que deixa a bebida ainda mais doce.

Caipiríssima

barcardi caipiríssima

A caipiríssima é a versão mais leve e ligeiramente mais refrescante da caipi. Feita com rum, a bebida é também utilizada em drinques como Mojito e Pinã Colada. Dessa forma, pelo destilado ter um gosto menos suave, acentua-se o paladar da fruta e do açúcar, sendo uma excelente opção pra quem tem paladar mais apurado.

Caipiroska

Copo de Caipiroska

Você pode não achar que conhece essa versão, mas já bebeu! A caipiroska nada mais é que a caipivodka tradicional, que em algumas regiões do Brasil recebeu essa denominação. O uso da vodka democratiza ainda mais o drinque, já que nem todo mundo bebe a cachaça, e a bebida russa amplia ainda mais o consumo.

Caipisakê

Copo de Caipisake de kiwi

Feita com o destilado de arroz vindo do oriente, como a caipiríssima, é uma alternativa para paladares mais sensíveis. Costuma ser mais pedida por mulheres e é servida mais em estabelecimentos comerciais que produzida em residências, por ainda não haver muita opção de saquê nos mercados brasileiros.

Dentre todas as opções, somente a caipifruta tem sua elaboração diferenciada pelo processamento no liquidificador ao invés da coqueteleira. Sintetizando, todas as receitas são parecidas, diferenciando apenas na dose da bebida destilada e do açúcar, devendo a fruta ser sempre ingrediente abundantemente presente no drinque, marcando o consumidor.

A caipi mais famosa, a caipirinha

Copo de Caipirinha

Para uma caipirinha clássica de 300 ml’s, utilizamos PELO MENOS meio limão cortado em quatro gomos, macerados junto com o açúcar. Ideal após macerar a fruta acrescentar o gelo para que haja um melhor encaixe da bebida no copo. Sendo certo em ultimo lugar o destilado, que entra no copo já em processo de resfriamento pelo gelo recém colocado.

Dessa forma há um equilíbrio maior baseado no gosto do consumidor do drinque, utilizando o gelo para dosar a dose de destilado.

Finalizando

Drinks e caipi

Essas são apenas variações mais conhecidas do drinque mais famoso (e barato!) do Brasil. Talvez a caipi tenha sido tão difundida justamente pela sua capacidade de aceitação de diferentes ingredientes, tanto nas frutas, como bases únicas ou misturadas e nos destilados.

Agora? Agora a gente bebe uma.

Você também gostará desses

Drinks do Anexo São Bento O Papo de Bar visitou o Anexo São Bento e experimentou alguns dos drinks do bartender Zulu. Ele fez alguns inspirados em drinks tradicionais do Brasil...
Made in Brazil: Drinks das regiões do Brasil Made in Brazil é uma coleção de drinks com a cara de cada região brasileira.
O Tal do Megazord Um drink que derruba com muita facilidade assim como o grande Megazord dos Power Rangers, por isso o nome e comparação com o grande robô.
Drink Semence de la Vie, vai encarar sêmen humano?... Existem muitos drinks sem noção, mas imagine um drink que leva sêmen humano? Ele existe, é o Drink Semence de la Vie. confira a receita e o modo de pr...
Drinks e receitas: Manhattan e La Esquina Aprenda a fazer o drink Manhattan, um clássico. Os ingredientes do drink são: 2 doses de whiskey bourbon, uma dose de vermute tinto e gotas de Angostu...
Sucos Gummy: como fazer, preparar o seu Os famosos sucos Gummy, que deixam as mulheres alucinadas por causa de seu gosto doce e praticamente imperceptível da vodka. Aprenda a fazer o seu!