A Lenda do primeiro xixi

É sempre assim, você está lá bebendo de boas e de repente vem aquela vontade de ir ao banheiro para o primeiro xixi. Até aí tudo normal! O problema é que depois de ir a primeira vez a “torneirinha” abre e a vontade volta a cada 2 minutos, não é? E quando vê, acaba passando mais tempo na fila do que no bar…

Quem nunca passou por isso que atire a primeira tampinha de cerveja!

Foi daí que surgiu uma das lendas mais famosas do mundo beberrão, a lenda que depois do primeiro xixi, já era! Vai querer ir o tempo todo!

mulher fazendo xixi em pé no banheiro

Como se o xixi fosse o real culpado, coitadinho! Por causa dessa lenda conheço algumas pessoas que até preferem não beber cerveja (que heresia!), ou segurar ao máximo essa primeira ida, só para não ter que voltar depois.

Você também já se perguntou por que a torneirinha abre incontrolavelmente depois do primeiro xixi?

Então vamos lá, porque Papo de Bar também é ciência!

O real culpado é o ADH (ou a falta dele)!

adh, o culpado do primeiro xixi

O ADH, ou Vasopressina, é o hormônio antidiurético produzido pelo Sistema Nervoso Central. Nos rins ele abre os poros e faz com que parte da água presente na urina (água limpa, tá?) vá para a corrente sanguínea. Esse sistema faz com que a urina tenha menos água e o sistema circulatório fique mais hidratado!

O grande problema é que o nosso amado álcool (etanol), além de estimular os neurônios a produzirem serotonina, como já publicado aqui no Pdb, também inibe a produção do ADH!

adh, o culpado do primeiro xixi

Então com menos ADH, menos água é absorvida e reaproveitada pelo nosso sistema! Com menos água o corpo desidrata e logo vem também a desastrosa RESSACA!

Créditos: https://temciencianoteucha.com/

Tá! Então por que o primeiro xixi demora mais que os outros?

mulher fazendo malabarismo no banheiro feminino

Justamente porque enquanto o álcool (e isso não quer dizer só cerveja!) é absorvido pelo nosso corpo, ainda temos o ADH funcionando e água sendo reabsorvida.

Esse processo de absorção do álcool demora um pouquinho e enquanto ele vai fazendo efeito, a gente está ingerindo mais líquido e bebendo mais né?

Quando a primeira vontade chega e a segunda vem logo em seguida é sinal que a produção do ADH já está ficando inibida! Tadinho do ADH! 🙁

E por que a cerveja dá mais vontade do que as outras bebidas?

A inibição de ADH é proporcional à concentração de Etanol. Ou seja, tanto faz se é cerveja ou outra bebida com Etanol. A cerveja vai dar mais vontade do que as outras simplesmente porque junto com o álcool também está sendo ingerida uma maior quantidade de água!

Beba mais água!!

Agora que você já sabe porque vai mais vezes no banheiro depois do primeiro xixi, já sabe que não adianta ficar prendendo infinitamente a primeira vez, isso só vai te fazer mal e deixar mais irritado na fila do banheiro depois.

Ah!!!! Lembre-se também de beber mais água! Já falamos aqui antes sobre A hora certa de beber água, afinal, quanto mais álcool você bebe, menos vasopressina você produz, acaba perdendo para o xixi grande parte do líquido ingerido e vai precisar de mais água no sistema circulatório para não morrer de ressaca no dia seguinte!

Papo de Amiga! Acredite!

Créditos da foto de capa: Anderson Vaz

Você também gostará desses

Degustador de cerveja virou alcoólatra e pediu ind... O funcionário de uma cervejaria que trabalhava como degustador virou alcoólatra. Depois disso entrou com um processo contra a cervejaria e ganhou. Con...
Growler: o que é e para que serve Conheça o Growler, uma garrafa estilizada que serve para carregar sua cerveja pra onde quiser sem perder sua carbonatação. Confira agora!
Gelando cerveja rapidamente: Chillsner Gelando cerveja? Isso é sempre de utilidade pública não é mesmo!? O que acham do Chillsner, o estalactite de cervejas? Vale o investimento?
Tubos subterrâneos para transportar cerveja Uma cervejaria resolveu trocar seus milhares de caminhões por tubos subterrâneos para transportar cerveja e a ideia fez sucesso!
Bala de cerveja A Jelly Belly, empresa que produz várias balas deliciosas, criou a bala de cerveja, com o estilo de cerveja alemã Hefeweizen. Mas a bala não leva álco...
Futbol Beers: Cerveja + Futebol = Arte O incrível trabalho do artista uruguaio Pablo Cáneca, chamado Futbol Beers, pega os principais times de futebol do mundo e transforma em garrafas de c...