Coração no colarinho da cerveja

A melhor cerveja do mundo

“Um post sobre a polêmica questão de uma possível melhor cerveja do mundo. Uma explicação sobre a cerveja ideal para o momento certo, com as pessoas certas, no lugar certo.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (13 votes, average: 7.77 out of 10)
Loading...

Créditos: kahala

Já me perguntaram, algumas vezes, qual a melhor cerveja do mundo na minha opinião. Pergunta amplamente complexa de ser respondida, por quem quer que seja, ou um especialista ou um bêbado que se satisfaz com uma cerveja nacional de baixíssima qualidade.

Eu não bebi todas as cervejas do mundo para ter essa resposta. Mas ae alguém vem e pergunta qual a melhor cerveja que eu já bebi. Ok, tudo bem, ficaria até mais fácil responder tal pergunta por motivos óbvios. Mas não é fácil coisa nenhuma. Eu diria ainda que impossível…

A melhor cerveja do mundo não é somente sabor, aroma…

É importante, mas não é só isso

Existe muita coisa além desses fatores, desses sentidos. E eu acredito que isso se encaixa em todas as bebidas, não somente com a cerveja, claro. Existe uma energia dentro de nós, que pede tal tipo de bebida, tal tipo de cerveja. Por exemplo, você jogando um futebol uma hora seguida, correu bastante, se divertiu, marcou seus gols. Cara, uma cerveja bem gelada logo depois desce mais fácil que uma água natural sem gás. Sério!

Assim como uma Stout cai muito bem naquele frio intenso de Campos do Jordão, São Paulo, ou no Sul do país, ou Petrópolis, interior do Rio de Janeiro. A cerveja não precisa estar geladíssima, algo em torno dos 6, 8 graus e fica tudo perfeito. Isso mostra que a temperatura da cerveja deve ser respeitada, por vários motivos, além do clima e tudo mais. Falamos sobre isso no artigo sobre Temperatura da cerveja, vale dar uma olhada depois.

A melhor cerveja do mundo é emoção, sentimento…

Cerveja é muito mais do que paladar, olfato e visão, é o sentimento, o prazer, o tesão pelo momento em si e não somente a cerveja. Sempre que falo de cervejas eu cito mulheres como comparação. Muitas não gostam, mas o sexo em si é a mesma coisa. Muitos dizem que sexo com amor é bem melhor, certo?

E que troféu hein…

Créditos: easy outdoors

Um sexo feito de uma forma brilhante, com momentos e atitudes certas é sempre melhor. Diferente de um sexo com uma garota de programa, que pode ser a mais gostosa do mundo, mas ainda sim não vai ter aquela essência.

É mais ou menos com a cerveja também. Não adianta você querer tomar uma Karmeliet numa praia com um calor de 40 graus, naquele momento uma cerveja pilsen vai lhe cair muito bem, até mesmo uma Brahma, Antarctica da vida, assim como uma Bohemia e Original (bem melhor não?). E com uma Pilsner Urquell seria sensacional, no mesmo estilo e altamente superior.

Isso é tudo viadagem, eu quero é beber

Seria essa a melhor cerveja do mundo?

Sempre vão falar isso, acho normal. Citei muito esses pontos no artigo que escrevi pro Papo de Homem sobre Beber por prazer ou encher a cara. Não quero chegar nesse ponto, só quero chegar no ponto que não existe uma única “melhor cerveja do mundo”, existe sim a melhor cerveja para aquele momento.

E logicamente que entendo o ponto da “viadagem”. Tem vezes que quero beber mesmo, foda-se, o que vier é lucro, mas como eu disse, é o momento em si. Muita gente bebe pra ficar bêbado, mal gostam de cerveja ou qualquer outra bebida, rumo ao chão pra depois levantar e continuar bebendo, esse é o objetivo, principalmente em carnavais e festas do estilo.

Oportunidades e objetivos

O amor é lindo

Créditos: painter girl

Dois pontos interessantes também. Poucas pessoas tiveram a oportunidade de provas cervejas artesanais, especiais, importadas, etc. Com isso, muitas ficam com preconceito, muitas pessoas não gostam das pseudo-cervejas oferecidas nos bares, acham amargas, ae, com isso, não ficam com vontade de beber outros estilos de cerveja.

Mas também por causa dos preços. Hoje os impostos encarecem muito as cerveja, tornando difícil ter esse hábito saudável de saborear, degustar e harmonizar uma cerveja. Mas hoje você consegue comprar cervejas em supermercados comuns, o que há alguns anos atrás era difícil. E você acha ótimas cervejas, tanto nacionais quanto internacionais de até R$20.

E o objetivo?

Um objetivo digno, não é verdade?

Créditos: M @ X

O nome já diz e que entra um pouco em tudo que eu falei. Além das oportunidades, temos os objetivos. Tem gente que bebe pra pegar mulher, pra perder a timidez e conseguir “chegar junto”. Tem que gente que bebe por prazer, pra hamonizar, seja harmonização com ótimos vinhos ou então degustação e harmonização de comidas com cervejas. Ou por quê não uma ótima harmonização de whiskies com charutos?

Beber por diversão, pegação, pra fazer amigos e socializar, seja lá pra o que for, existe sempre um objetivo. E sempre vai existir uma cerveja pra cada tipo de objetivo. Não somente uma, claro, podem ser várias, por que não?

Finalizando

Bom, como diria o ditado, a melhor cerveja do mundo é aquela que você está bebendo no momento. Não diria que é um erro não, muitas vezes é verdade. O que importa mesmo é você estar feliz no momento da bebedeira, estar rindo, conhecendo novas pessoas, ou até mesmo fazendo sexo e usando a cerveja, por quê não? (aliás, isso dará um futuro artigo que sairá em breve 😉 ).

Amigos, o melhor troféu possível[ /caption]

Créditos: babylegschicago

Abrace seus amigos, brinde com seu pai, seu irmão, pra toda minha família e pra você. Ok, tosco, foda-se. Pegue uma cerveja e faça um brinda a ela mesmo, comemore por estar vivo, tem gente que não bebe e está morrendo, não é verdade?

E você? Ta olhando o quê? Comenta logo ae embaixo e diga sua opinião sobre o artigo e a abordagem e tema 😉

Você também gostará desses

Nova carta de cervejas do Rota 66 Confira agora o lançamento da nova carta de cervejas do Rota 66. São cinco cervejas artesanais do Rio de Janeiro, todas saborosas. Veja quais são os r...
Valar Morghulis: A nova cerveja de Game of Thrones A famosa série Game of Thrones mostra sua nova cerveja, onde fãs decidiram qual seria o nome numa votação online: Valar Morghulis, uma Dubbel, no esti...
Os cinco maiores recordes de cerveja Estréia de Porris Yeltsin no PdB com os mais inusitados recordes etilicos sobre a paixao nacional dos brasileiros, a cerveja.
Toma, chucrutz: Brasil já é 4º maior produtor de c... O Brasil se tornou o quarto maior produtor de cerveja do mundo, superando a Alemanha e ficando atrás somente da China, EUA e Rússia. A Ambev lidera co...
Cervejaria recicla resíduos e produz energia para ... É a cerveja contribuindo com a sustentabilidade do planeta e o bem-estar mundial!
Cerveja Corona Extra chega ao Brasil A AB Inbev traz para o Brasil a cerveja premium Corona Extra. Jogada da gigante cervejeira para aumentar seu cardápio de cervejas premium, ainda peque...

Compartilhe:

  • Adoro quando as pessoas dizem "eu não gosto de cerveja, só bebo para ficar bêbado". Nessas ocasiões eu sempre respondo "bebe álcool então, o efeito vem mais rápido e é mais barato".

    Ninguém gosta de ouvir a verdade.

  • Lady

    adorei, acho que é exatamente isso!

    "a melhor cerveja do mundo é aquela que você está bebendo no momento."

    ps: adorei a fotenha nova =D

    da-lhe dono!

  • @Bender por ae meu nobre, mas sabe pq não bebem álcool? Pq ninguém na mesa bebe. A partir do momento que as pessoas começarem a beber álcool, esses caras vão beber também.

    @Lady opa minha nobre, essa frase é que resume tudo praticamente. Foto na sua cidade 😀

  • Falou tudo..

    Depende, uma cerveja boa pra mim, pode não ser boa pra outra pessoa, tudo depende de gosto. O importânte é beber o q te dá prazer, o q vc gosta de beber.

  • rambo

    no geral, acho que eu prefiro as weissbier. elas se adaptam às diversas situações e, normalmente, tem qualidade superior as pilsener.

    é uma dessa que tais bebendo na foto dono do bar?

  • Tiago

    Cara , pra mim esse texto é poesia

    Deu até vontade de chora rapaz .

    isso devia ser um comercial pra alguma cervejaria

    tenho certeza q muita gente ja ia sai ligando para os amigos , pra toma uma

    que saudades que estou nesse momento do bar …

  • Douglas Santos

    To indo beber em comemoração ao seu post!!!

  • Muito bem escrito o artigo, e concordo plenamente. Ir num bar tomar uma cerveja artesanal é caro, mas vale a pena. A conversa é melhor e a gente se sente até mais inteligente, hehe. Mas, no carnaval, desce até Pilsen quente no meio da galera. O momento deixa a cerveja sempre muito melhor.

  • Excelente matéria. A propósito, recomendo a participação no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, SC. Dias 25, 26 e 27 de novembro. Teremos dezenas de cervejarias artesanais e inclusive cervejas caseiras. http://www.festivaldacerveja.com

  • @Samir exatamente meu nobre, o gosto não é único, varia de cada pessoa 😉

    @rambo exatamente meu nobre, estou bebendo um chopp weiss 😉

    @Tiago uhuauahuahua, muito obrigado meu nobre, que bom que gostou do texto 😉

  • @Douglas opa, brinde umas pelo PdB meu nobre

    @Paulo o momento é o ponto chave, assim como o "espírito", como você se sente.

    @carlo muito bom saber Carlo, vou me informar sobre 😉

  • Carlo Lapolli

    opa, se vier pra Blumenau, será um prazer ser o guia para a rota das cervejarias e evidentemente putarias a fim. (favor não publicar)

    Sou cervejeiro caseiro e fomentador da cultura cervejistica aqui da área.

    Abs

    • e testando esse aqui agora pra ver se dá certo

  • Carlos Portuga

    Mto bom artigo e com toda a razao .

  • PERA AÍ!!!!

    O fato de alguém querer beber "só para ficar bêbado" não significa que essa pessoa deva beber álcool. Seria a mesma coisa caso um amigo seu disesse "To precisando trepar" e você respondesse "vai dar o cu" (nada contra a opinião sexual das pessoas, só um exemplo).

    Nem tudo na vida precisa de um grande significado ou razão. Por que, de vez em quando, não fazer as coisas só em nome da diversão?

  • pow armando, qnd eu falo eh "quero comer uma mulher" uahauhuahuuhahuau

    cara, foi o que eu disse, eh tudo pelo momento, isso que tentei transmitir no texto 😉

  • L3on

    É, exatamente. Só sabe o que é beber aquele que tem bons amigos, companheiros de copo e de cruz, como bem disse o sambista.

  • artur lopes guimaraes

    Excelente materia, teve uma vez que um grande maigo foi em casa, ele diz aos quatro cantos do mundo rsrsrsrsrs que só bebe brahma, em casa só tinha skol, bem gostando ou não acabou toda a cerveja, só faltava ele dizer que a picanha deixou a skol com gosto de brahma rsrsrsrsrsrs

    a melhor cerveja é a que esta mais gelada rsrsrsrsrs, forte abraço a todos !!!

  • artur lopes guimaraes

    Excelente materia, teve uma vez que um grande amigo foi em casa, ele diz aos quatro cantos do mundo rsrsrsrsrs que só bebe brahma, em casa só tinha skol, bem gostando ou não acabou toda a cerveja, só faltava ele dizer que a picanha deixou a skol com gosto de brahma rsrsrsrsrsrs

    a melhor cerveja é a que esta mais gelada rsrsrsrsrs, forte abraço a todos !!!

  • chandler

    a melhor cerveja do mundo é aquela latinha que você NÃO sabia que estava na geladeira quando todas as outras já acabaram!

  • Tony Bernardino

    Cara,eu acho que a melhor cerveja do mundo e aprimeira que voce bebe na vida.Eu tinha 12 anos de idade quando comprei uma ANTARTICA FAIXA AZUL, em Belo Horizonte onde eu morava na ocasiao, tive que comprar escondido e subir no telhado para beber sem ninguem ver.Isto foi ha 51 anos passados e, acreditem, ate hoje eu me lembro como aquela danada desceu suave pela garganta.Nao bebo muito, mas sempre tomo uma cervejinha bem gelada.Hoje vivendo na Florida,posso escolher entre varias marcas, e sempre que encontro bebo uma ai do nosso querido Brasil.

    • Boa Tony, belo ponto de vista, nunca tinha parado pra pensar sobre isso, da primeira cerveja da vida, principalmente porque pra grande maioria a primeira é sempre ruim, achamos muito amarga, depois que nosso paladar vai melhorando.

      Mas pelo jeito contigo foi paixão a primeira vista mesmo, já começou gostando absurdamente 😀