Copos de cerveja, por que beber no copo certo?

“Você sabia que a experiência de se beber uma cerveja pode se transformar de acordo com os copos de cerveja? Veja agora o porquê de beber no copo certo.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 8.40 out of 10)
Loading...

Já falamos um pouco sobre copos de cerveja aqui no Papo de Bar, mas precisávamos falar algo mais completo, pra realmente tirar a dúvida da galera. Sempre é questionada essa parte dos copos de cerveja, se realmente é necessário beber num copo específico, etc. Isso depende muito da pessoa que beberá, mas sim, isso afeta bastante na experiência do sujeito que beber a cerveja. O copo impacta em dois pontos deveras importantes no “beber cerveja“: o aroma da cerveja e também a apresentação da mesma.

Muitos podem questionar que o que realmente importa é o sabor da cerveja, fodasse o aroma e a apresentação. Bom, discordo disso, só aceitaria esse questionamento para cervejas tradicionais que bebemos no boteco, e que qualquer copo americano, tulipinha já serve. Mas estamos falando de cerveja artesanal, aí o buraco é mais embaixo.

Leia também:

Cerveja e sua apresentação

Copos com cerveja boa

Cara, é o seu primeiro contato com a cerveja, a parte visual. Não venha me falar que isso não é importante, por favor. Duvido que você beba uma cerveja que esteja com uma aparência estilo fodasse, que não te agrade. E a apresentação influencia não somente no seu visual, na sua beleza, mas também tem bastante impacto na presença do colarinho, da nobre espuma, de como ela vai se portar, isso depende do copo também.

O cheiro aroma da cerveja

Algo que me agrada muito é uma cerveja que possui um aroma fodástico. Tem cerveja que eu nem gosto tanto do sabor, mas lembro dela pelo aroma e a acho bem competente naquele aspecto. Adoro lúpulo, tanto para o amargor da cerveja quanto para o aroma dela, quanto mais complexo, melhor. E sim, o desenho do copo é influenciado de acordo com o aroma do estilo da cerveja, para que você ~deguste~ aquele aroma sagaz.

Copos curingas

Falamos sobre os copos curingas para as cervejas. Eles são deveras importante, pois não é sempre que você tem o copo ideal para beber aquela cerveja que você tem em casa. Para isso servem os copos curingas, para você não fazer feio e tentar chegar ao máximo na experiência de se beber com o copo de cerveja adequado.

Fora que a nossa nobre Cosmopolitan Girl escreveu um TCC sobre copos de cerveja, que vale muito a pena vocês darem uma olhada, principalmente se você tem a curiosidade de escrever sobre.

Copos de cerveja: Caldereta, ~Tulipa~, Pilsner, Caneca e chopp

copos de cerveja: caldereta

Vou englobar primeiramente os copos que estamos mais acostumados. Coloquei o tulipa entre ~ (til) pois na internet usamos isso quando queremos frisar algo errado. Aí você vai e pergunta “Mas por que está errado?”. Tulipa é um tipo de copo de cerveja, mas não é como esse que bebemos o chopp clássico dos botecos. Esse pode ser chamado de lager, chopp (ou chope). O copo pilsner é mais estiloso, gosto bastante do copo da Pilsner Urquell. Esses copos tem a boca mais aberta que os de chopp.

O caldereta é muito conhecido também, vemos direto nos bares que oferecem chopp, porém, eles podem ser usados para outros diversos tipos de cervejas, como as IPA’s, que estão na moda hoje em dia. O caldereta também é um copo curinga de cerveja, por servir para diversos estilos de cerveja. Pode ser chamado também de shaker, mas sinceramente não gosto desse nome, me remete a drinks 😛

E sobre as canecas eu acho que nem preciso falar, não é verdade? Bom pra chopp, pra pilsen e também para fazer aquelas disputas de virar 1 litro de chopp em menos tempo.

Copos de cerveja: Weizen

copos de cerveja: weizen

Um copo clássico, que todo mundo que já bebeu cerveja artesanal já utilizou. É também um copo curinga e geralmente grande, até porque as cervejas de trigo vêm em garrafas de 500ml. Claro, não são todas, mas temos algumas várias, que usando esses copos fica bem tranquilo, pois suportam a quantidade inteira da cerveja. Com o topo dele mais fechado que o início e mais aberto que sua base, isso faz com que a espuma da cerveja fique bem concentrada, facilitando a percepção do aroma da mesma.

Copos de cerveja: Pint

copos de cerveja: Pint

Mais um copo curinga. Muitos conhecem esse tipo de copo por causa da Guinness. Existe uma variação dele, que possui uma concavidade perto do início do copo, esses são chamados de English Imperial Pint e possuem essa saliência para que os copos não quebrassem quando fossem empilhados. O pint da Guinness é chamado de Irish Imperial Pint (por que será, né?). Use um pint para cervejas stouts, bitters. Uma IPA também não cai mal com esse estilo de copo não.

Copos de cerveja: Flauta

copos de cerveja: Flauta

Não, não estamos falando de instrumentos musicais, infelizmente. Mas estamos falando de coisa melhor ainda, cerveja S2 Esses copos me faz lembrar bastante a bebida que pisca champagne. E como lembram essa bebida nobre, também faz lembrar das cervejas lambics e champegnoises, que nos remetem a ela, como a conhecida Deus e uma cerveja interessante da Eisenbahn, a Lust, que é bem mais em conta que a Deus em termos de preço e vale bastante. Não são meus estilo preferidos de cerveja, mas todos deveriam beber, principalmente nesse copo específico. Eles servem também para os estilos de cerveja Faro e Gueuze.

E esse formato dificulta a dissipação do creme da cerveja, mantendo a cerveja com a sua qualidade por mais tempo.

Copos de cerveja: Tulipa

copos de cerveja: tulipa

Agora sim chegamos na tulipa, na certa e não na que geralmente chamamos de forma errada. Esse estilo de copo te fará lembrar da Duvel, clássica cerveja. Esse estilo de copo serve para ela, que é uma cerveja do estilo Strong Ale belga e suas variações de estilo. Qualquer cerveja que tenha uma puta espuma cairá muito bem nesse copo fodástico.

Copos de cerveja: Cálice

copos de cerveja: cálice

Relaxe, eu não estou mandando você calar a boca. Ok, apaga essa piada imbecil com o nome do copo 😀

É o copo de cerveja que eu mais gosto. Acho bonito pra caralho, uma apresentação incrível, qualquer cerveja fica espetacular, charmosa, com uma puta apresentação. Caem perfeitamente bem com os estilos trapistas belgas, dubbel, tripel e quadrupel. O desenho dele facilita bastante a espuma e a percepção do aroma da cerveja.

Copos de cerveja: Yard

copos de cerveja: yard

Depois do cálice esse é o copo que eu acho mais fodástico. Lembro que a primeira vez que eu bebi num copo yard foi pra experimentar a cerveja Kwak. Esse copo é meio caro, sempre acima de R$100, mas por ser bem estiloso, vale a pena. Ele parece um tubo de ensaio XGG, e como tubo de ensaio não para em pé, é necessário um suporte para segurá-lo, que também serve para você segurar, como se fosse uma alça de caneca de cerveja.

Copos de cerveja: Tumbler

Copos da cerveja Hoegaarden

Não, não estamos falando da rede social Tumblr, fique calmo. Tá bom, juro que é a última brincadeira tosca com os nomes dos copos de cerveja. 😛

Confesso que no primeiro momento que vi esse copo eu achei estranho, pois eu achava bizarro beber uma Hoegaarden num copo desse, já que me remetia às cervejas de trigo. Mas claro, isso foi nos meus primeiros meses bebendo cerveja artesanal, não sabia da diferença entre witbier e as weizens. E claro, não é somente a Hoegaarden que pode ser bebida nesse estilo de copo, qualquer witbier serve. Geralmente possui um corpo bem pesado, com o vidro bem grosso, bem difícil de ser quebrado, o que ajuda muito os donos dos bares a lidar com os bêbados, que geralmente deixam o copo cair.

Copos de cerveja: Cilíndrico

copos de cerveja: Cilindrico

Esses copos me lembram o estilo de copo long drink. Mas copo estamos falando de cerveja e não de drinks, vamos falar do cilíndrico 🙂

Por causa desse formato o aroma não se desenvolve adequadamente, portanto, não utilize com cervejas muito complexas. São bem adequados para os estilos Kölsh e Altbier, alem das fruit-beers.

Copos de cerveja: Conhaque

copos de cerveja: conhaque

E calma, é só o copo, não estamos falando da bebida conhaque em si, que também é muito boa. Esse tipo de copo me parece uma mistura de cálice com tulipa, visualmente falando, claro. Gosto desse copo porque eles servem para cervejas fodásticamente fortes, como as Barley Wines e Imperial Stouts. Sou deveras fã desses estilos, cervejas escuras. E eles são ótimos para sentir o aroma das cervejas, que é algo que eu acho bem importante e gosto muito. Além da apresentação, já que o formato dele mantém a espuma por mais tempo.

Finalizando

E você, bebe cerveja no copo certo? Possui algum desses copos em casa? Tem algum copo de cerveja favorito? Acha isso tudo uma frescura? Conta ae, vamos debater sobre esse ponto polêmico como mamilos 🙂

Beijo na alcatra.

Fonte: Brejas

Você também gostará desses

Pós-graduação em cerveja Sabia que agora você pode ser um Pós-graduado em cerveja? Isso mesmo, em Vassouras, no Rio de Janeiro, começará turmas para Mestres Cervejeiros. Confi...
Dr. Beer: Detalhes sobre os termos usados Ao degustar uma cerveja você acaba falando alguns termos e sensações ainda não descobertas por leigos. O objetivo desse artigo é tirar todas as dúvida...
Cerveja. Beber até cair ou beber por prazer? Nesse primeiro post, nosso Mestre Cervejeiro cita a situação inicial de um bêbado. A de beber pra ficar bêbado. E também faz uma comparação com o praz...
5 cervejas puro malte que você deveria provar Semana passada falamos de quais cervejas você poderia deixar de beber. Essa semana pra compensar temos 5 cervejas puro malte que você deveria experime...
Campanha Heineken: Know the Signs Uma campanha sensacional da Heineken onde você analisa seu poder de observação. Vale o clique!
Mitos Cervejeiros – Parte 1 Hoje em dia existem muitos mitos cervejeiros, clássico em toda categoria, tanto de bebidas, entre outros assuntos. Confira três dos principais mitos....

Compartilhe: