Workshop das Escolas Cervejeiras: Escola Alemã de Cerveja

Fala meus nobres, como estamos? Voltamos novamente com o Workshop de cervejas do Papo de Bar com o La Esquina Teatro Bar. Decidimos discutir sobre um assunto muito digno, fazendo um Workshop das Escolas Cervejeiras, iniciando com a Escola Alemã de Cerveja, quase que um berço para o tema.

Um pouco mais sobre o Workshop das Escolas Cervejeiras

Topo Workshop das Escolas Cervejeiras

No nosso primeiro Workshop falamos sobre a Cultura Cervejeira, explicando um pouco sobre a história e origem da cerveja, os tipos e estilos de cerveja, a diferença entre a cerveja e o chopp, dentre outros assuntos sobre a cerveja.

E agora nesse Workshop das Escolas Cervejeiras, além de alguns dos pontos acima, nós seremos mais específicos sobre as quatro escolas cervejeiras:

  • Escola Alemã de Cerveja
  • Escola Inglesa de Cerveja
  • Escola Belga de Cerveja
  • Escola Americana de Cerveja

Alguns falarão que só existem três escolas, excluindo a americana, mas devido ao crescimento e a maturidade que essa escola americana tem evoluído, seria sacanagem não incluirmos essa escola bem ousada e inovadora.

E como o primero Workshop das Escolas Cervejeiras é sobre a Escola Alemã, vamos discutir sobre algumas peculiaridades, como:

  • A Reinheitsgebot 1516, a Lei alemã da pureza da cerveja
  • Uma breve história da cerveja na Alemanha
  • As peculiaridades de cada um dos estilos de cerveja degustados
  • A classificação de cada estilo de cerveja de acordo com o BJCP
  • A invenção da Lager
  • Um pouco sobre a cultura alemã de beber cerveja.

Quais cervejas que degustaremos nesse Workshop das Escolas Cervejeiras?

Imagem do Workshop das Escolas Cervejeiras

Serão seis rótulos no total, um a mais que na degustação de cervejas anterior. Vamos ver quais cervejas que vocês beberão:

  1. Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen (Märzen defumada da cidade de Bamberg)
  2. Gaffel Kölsch (Kölsch da cidade de Colônia)
  3. Köstritzer Schwarzbier (Escura)
  4. Paulaner Salvator (Doppelbock)
  5. Schneider Weisse TAP5 (Cerveja de trigo bem lupulada)
  6. Bamberg Alt (Altbier)

Lembrando que nossas degustações são de dar respeito, nada de copinhos de plástico, servimos as cervejas nos copos apropriados para cada estilo. E a quantidade de cerveja que damos vale muito a pena, por exemplo, se a cerveja for longneck a garrafa é do degustador, se for uma garrafa de 600ml, será metade da garrafa para cada degustador.

E mais uma de brinde

Cerveja Bier Hoff Red Ale

Como não poderia deixar de ser, nós do PdB e do La Esquina conseguimos um brinde pra vocês, que será uma cerveja Red Ale da nobre cervejaria Bier Hoff, que é da escola inglesa de cerveja, para iniciar o próximo workshop das escolas cervejeiras, que será sobre a escola inglesa de cerveja, naturalmente. E como é brinde, vocês não pagam nada por isso 🙂

Manda mais detalhes do evento aí então

Bom, como vocês já sabem, nosso Mestre Cervejeiro, o nobre Pedro, que será o responsável em ministrar o workshop, enche-los de conhecimento e cerveja. E nós do Papo de Bar vamos brincar com vocês, dar brindes e beber junto com vocês 😉

E o local, como não poderia deixar de ser, acontecerá no La Esquina Teatro Bar, o bar mais fodástico da Lapa, que fica no endereço Av. Mem de Sá 82 / Sobrado (esquina com rua do Lavradio). Vocês podem comprar o seu ingresso agora mesmo e reservar o seu lugar. Nós também criamos um evento no Facebook pro Workshop das Escolas Cervejeiras para que vocês interajam antes do evento e troquem as ideias e tirem suas dúvidas 😉

A data do evento será dia 06/05, das 19 às 23h e com o preço R$135,00, pra seis cervejas artesanais o preço está em conta pra cacete.

Finalizando

Não esqueça de garantir o seu convite por aqui. E nosso plano é fazer um Workshop desse toda primeira segunda-feira de cada mês, o que acham dessa ideia?

Vamos degustar umas cervejas artesanais? Vamo que vamo 🙂

Você também gostará desses

Procerva: Primeiro Festival Paranaense de Cerveja Veja a cobertura que o Papo de Bar fez no evento Procerva, realizado na cidade de Curitiba e contando com 16 cervejarias e mais de 50 rótulos diferent...
Vem aí mais um Malbec World Day Pelo oitavo ano consecutivo a Wines of Argentina está organizando as comemorações do Malbec World Day, a ser celebrado no dia 17 de abril de 2018.
Oktoberfest 2012: Oktoberfesta, again! Falta menos de um mês pra Oktoberfest 2012. Veja mais informações, dicas e histórias sobre esse grande evento que é o maior do Brasil e o segundo maio...
Valduga Tasting Day O PdB foi ao evento Valduga Tasting Day, que ocorreu na Casa Valduga, que fica em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos. Um evento espetacular!
Deguste: Petrópolis entra na rota das cervejas art... Aproveitando o surgimento de diversas micro cervejarias, Petrópolis entra na rota das cervejas artesanais e cria o Deguste.
SommerFest Domingo Martins/ES – Pedindo a Sa... Conheça o evento SommerFest, que ocorre em Domingo Martins e principalmente, conheça a novidade: cerveja Saidera!